Metodologia

Vale do Rio Paraiba do Sul ROAM

  • A restauração é urgente e necessária. Por reconhecer a importância dessa agenda no Vale do Paraíba Paulista (VPP), a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA/SP), o WRI Brasil e parceiros juntaram esforços para aplicar a Metodologia de Avaliação de Oportunidades de Restauração (ROAM, na sigla em inglês).

    A ROAM é uma abordagem desenvolvida para auxiliar na articulação de atores, reunir e analisar informações, identificar as principais motivações e oportunidades para restauração, de maneira inclusiva e participativa, procurando conciliar soluções para o aumento da cobertura florestal, geração de benefícios ambientais, sociais e econômicos. Foi desenvolvida pela parceria entre União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN) e o World Resources Institute (WRI) para auxiliar governos, instituições e sociedade civil organizada na inserção de ações de restauração de paisagens e florestas (RPF) no planejamento territorial em diferentes escalas e países.

    Durante os dois anos de aplicação da metodologia ROAM no Vale do Paraíba Paulista, foram consolidados o Grupo Executivo e o Fórum Político, responsáveis respectivamente pela condução da metodologia e tomadas de decisões, tendo sido diagnosticadas as principais Motivações para Restauração (MR), os Fatores-Chave de Sucesso (FCS) da cadeia, bem como os gargalos que impedem a atividade em escala, permitindo organizar o conhecimento, compartilhar experiências e vislumbrar convergências para aproveitamento das melhores oportunidades para alavancar a restauração. A iniciativa também identificou potenciais impactos da restauração sobre a geração de renda, promoção de serviços ecossistêmicos como disponibilidade hídrica, conservação do solo e sequestro de carbono, fomentado a estruturação de ações estratégicas para a restauração da paisagem no VPP.